Ciclone provoca vento forte no fim de semana

Por Redação Climatempo




No próximo sábado (19) teremos a atuação de uma área de baixa pressão que se estende desde o norte do Paraguai até a região do Estuário do Prata. Ainda no sábado esse sistema de baixas pressões provoca vento moderado a forte no Pantanal, no sul e oeste de Mato Grosso do Sul , no oeste do Paraná e de Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, com rajadas chegando a 70km/h no Rio Grande do Sul.


Entre o sábado e o domingo, o centro de baixas pressões mais ao Sul, sobre o Estuário da Prata, se intensifica e dá origem a um ciclone extratropical (ciclogênese).



No domingo, 20 de dezembro, o ciclone se intensifica ao largo do Estuário da Prata e provoca vento muito forte na região, com rajadas entre 90 e 110km/h. Ainda no domingo, o vento é forte também no sul e leste do Rio Grande do Sul, com rajadas entre 70 e 90km/h. Nas demais áreas gaúchas, o vento é moderado a forte com rajadas entre 50 e 70km/h.

A frente fria associada a esse sistema provoca rajadas de vento também nos demais estados do Sul e em Mato Grosso do Sul.

No decorrer da segunda-feira da próxima semana, 21 de dezembro, o ciclone extratropical se afasta em direção a alto-mar, mas ainda provoca vento moderado a forte no sul e leste do Rio Grande do Sul, com rajadas entre 50 e 70km/h.

Mar agitado


O vento soprando intenso sobre o oceano forma as ondas que ainda no domingo avançam para o litoral do Rio Grande do Sul deixando o mar agitado, com ondas entre 2 e 3 metros nas praias e chegando a 5 metros em mar aberto.




9 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva