COP26: Reino Unido lança fundo internacional para apoiar cidades da América Latina a zerarem emissõe

Em dia na COP dedicado às mudanças climáticas e cidades, a ONU informou que prédios são responsáveis por 40% das emissões globais de gases de efeito estufa.


Por Laís Modelli, g1



Photo by Thomas Millot on Unsplash


O Reino Unido anunciou durante a 26ª Conferência das Nações Unidas sobre o clima (COP26) nesta quinta-feira (11) um programa para apoiar as cidades de países em desenvolvimento mais afetados pelas mudanças climáticas a zerarem suas emissões de CO2 até 2050 e crescerem de forma sustentável.


Chamada de Ação Climática Urbana, o fundo conta com 27,5 milhões de libras que serão destinados às cidades da África, Ásia e América Latina como parte do compromisso de Financiamento Climático Internacional do Reino Unido, informou o ministro britânico Eddie Huggles.


As cidades na América Latina que receberão os investimentos serão, segundo Huggles: Bogotá e Medellín, na Colômbia; Guadalajara e Cidade do México, no México; Lima, no Peru.


O penúltimo dia de conferência tem sido dedicado ao tema de como combater os efeitos das mudanças climáticas nas cidades, como a ocorrência de eventos climáticos extremos visto nos últimos anos, e a importância da descarbolização dessas regiões até 2050.


Entre as ações que fundo financiará nestas cidades, o governo britânico citou:

  • Desenvolvimento de sistemas de transporte público com baixa emissão de gases;

  • Geração de energia renovável;

  • Gestão sustentável de resíduos;

  • Construção de edifícios inteligentes;

  • Planejamento para enfrentar futuros riscos climáticos.


40% das emissões globais

Segundo a diretora-executiva das Nações Unidas, Inger Andersen, informou nesta quinta, mais da metade da população mundial, 55%, vive em cidades. Além disso, os prédios e construções são responsáveis por 40% das emissões globais de gases de efeito estufa.


De acordo com a ONU, até o momento, mais de 1 mil cidades e regiões em todo o mundo, correspondente a mais de um quinto da população urbana global, se comprometeu a zerar suas emissões até 2050.

Em setembro, o Banco Mundial alertou que 216 milhões de pessoas em seis regiões do mundo poderão ser forçadas a se mudarem de seus países até 2050 para fugirem de eventos climáticos adversos.


Neutralidade climática

O objetivo da COP26 é firmar compromissos para o cumprimento da meta do Acordo de Paris de limitar o aquecimento da Terra a 1,5°C até 2100. O número é crucial para desacelerar as mudanças climáticas e seus efeitos. Desde os tempos pré-industriais, o plante já aqueceu 1,1ºC por causa da interferência humana.


Para se alcançar esta meta, é preciso que todos os países adotem cortes drásticos nas emissões de CO2, o principal gás de efeito estufa liberado pela queima de combustíveis fósseis - além de outros, como o metano - e alcancem a chamada neutralidade climática, quando todas as emissões são compensadas por reflorestamento ou tecnologia de captura de carbono da atmosfera.

13 visualizações0 comentário