Coreia do Sul quer atingir emissão zero até 2050 para conter emergência climática

  • A Coreia do Sul anunciou que se tornará neutra em carbono até 2050. O presidente Moon Jae-in revelou ao Parlamento que a medida “responderia ativamente” à emergência climática atuando com a comunidade internacional. 

  • O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, descreveu a medida como “um passo muito positivo”, após o Novo Pacto Verde anunciado pelo país em julho. 

Por ONU BR


As cidades da Coreia do Sul, como a capital, Seul, são grandes consumidoras de energia

Foto | Ethan Brooke/Unsplash


A Coreia do Sul anunciou que se tornará neutra em carbono até 2050. O presidente Moon Jae-in revelou ao Parlamento que a medida “responderia ativamente” à emergência climática atuando com a comunidade internacional. O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, descreveu a medida como “um passo muito positivo”, após o Novo Pacto Verde anunciado pelo país em julho. 


Guterres lembrou que, com este anúncio, a 11ª maior economia do mundo e 6º maior exportador global, se junta a um grupo crescente de grandes economias comprometidas em liderar pelo exemplo na construção de um mundo sustentável, neutro em carbono e resiliente ao clima até 2050. Ele considerou a medida muito positiva e aguarda com expectativa "medidas políticas concretas”.  


Nesta semana, o chefe das Nações Unidas declarou ter as mesmas esperanças em relação ao Japão, quando o primeiro-ministro da terceira maior economia global informou que o país se tornará neutro em carbono em 2050.  


No início de outubro, Guterres pediu o compromisso dos Estados-membros sobre a neutralidade de carbono até 2050 e maior ambição ao apresentarem as contribuições nacionais.  

10 visualizações0 comentário

O projeto Tempo de Aprender em Clima de Ensinar foi criado pela equipe do Laboratório de Meteorologia da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (LAMET/UENF), com o intuito de discutir com alunos e professores de escolas públicas as diferenças entre os conceitos de “tempo” e “clima” através de avaliações e estudos das características da atmosfera.

Criatividade Coletiva