Projeto Ice911: minúsculas esferas de vidro para salvar o gelo ártico

A ideia inédita vem da geoengenharia e se propõe a proteger entre 15 e 100 mil km² de gelo aumentando a reflexão solar por meio do uso de minúsculas esferas de dióxido de silício.


Por Tiago Robles

Estima-se que desde 1979 o manto de gelo do Ártico perdeu 75% de seu volume


A geoengenharia fornece um método novo e ambicioso para combater as mudanças climáticas, em particular contra a perda acelerada de gelo no Ártico. Cientistas da Universidade de Stanford propõem um método com forte apoio científico: espalhar minúsculas esferas de vidro branco e ocas no gelo em locais estratégicos do Ártico.


O gelo na região polar reflete mais do sol do que o oceano aberto, agindo como um escudo natural de calor. Com menos gelo disponível, mais calor é absorvido, o que resulta em menos gelo, realimentando o ciclo. Estima-se que, desde 1979, o manto de gelo do Ártico perdeu 75% de seu volume.


As pérolas flutuam na água e aderem quando em contato com o gelo. "Ao tornar o gelo jovem e de baixa reflexão mais reflexivo e que aumente o seu volume, o gelo absorve menos calor e derrete mais lentamente, preservando-o por mais tempo e, por sua vez, preservando o efeito de escudo térmico" o engenheiro Leslie Field, diretor técnico do projeto Ice911, explicou à BBC Mundo.



“Restaurar o gelo marinho permitirá que ele recupere seu antigo papel de condicionador de ar do planeta, ajudando a combater os efeitos do aquecimento global. Nossa meta é proteger entre 15.000 e 100.000 quilômetros quadrados de gelo no Estreito de Fram ou Beaufort Gyre no Ártico dentro de alguns anos, a um custo que é um décimo o de outros métodos", acrescentou o fundador da Ice911, uma organização sem fins lucrativos que visa preservar o gelo glacial.


As pequenas esferas de vidro são feitas de dióxido de silício, o principal componente de 95% das rochas da Terra. Na verdade, o material poderia eventualmente se dissolver em 2,8 bilhões de toneladas de sílica atualmente estimadas para serem encontradas no oceano, alimentando o ciclo natural da sílica do qual muitos organismos dependem.


Resultados positivos


Desde o início de 2008, Field e seus colegas têm espalhado esferas de sílica sobre lagos no Canadá e nos Estados Unidos com resultados muito bons. Por exemplo, em um lago em Minnesota, algumas camadas de poeira de vidro aumentaram a capacidade reflexiva do gelo recente em 20%, o suficiente para atrasar o derretimento.


Durante a primavera, enquanto o gelo havia derretido completamente em uma área do lago que não havia sido coberta pelas esferas de vidro, na qual foram protegidas com sílica, o gelo conseguiu ultrapassar os 30 centímetros de espessura.


Embora este ambicioso projeto não busque cobrir todo o Ártico com vidro, a ideia é espalhar as pérolas estrategicamente em áreas onde o gelo está derretendo com velocidade e intensidade cada vez maiores.



12 visualizações0 comentário