Sexta-feira de alerta para temporais na maior parte do Brasil

Por Redação Climatempo


Photo by Glenn Carstens-Peters on Unsplash


As áreas de instabilidade associadas a circulação dos ventos em vários níveis da atmosfera provocaram muita chuva em áreas de Goiás, Mato Grosso do Sul e Paraná. Confira abaixo os maiores volumes de chuva registrados no Brasil em 24 horas. Os dados são do Cemaden.

Ponta Porã (MS) - 103,4mm Rio Verde (GO) - 65,4mm Campo Grande (MS) - 65mm Baliza (GO) - 58.8mm Querência do Norte (PR) - 55,6mm Umuarama (PR) - 55,3mm Rio Verde (GO) - 55,2mm

Nesta sexta-feira (15), as áreas de instabilidade se espalham mais pelo centro-sul do país e provocam temporais frequentes em toda a Região Sul e nos estados de São Paulo, Rio De Janeiro e no centro-sul dos estados de Minas Gerais e Mato Grosso do Sul. À tarde, também chove forte na região da Grande Belo Horizonte, em Mato Grosso e até em áreas de Goiás e do Distrito Federal.


Frente fria aumenta instabilidade no fim de semana

Ao longo do fim de semana, a formação e passagem de uma nova frente fria pela costa das regiões Sul e Sudeste irá reforçar ainda mais as instabilidades que já estarão atuando no centro-sul do Brasil. Com isso, a expectativa é de tempo muito instável, com redução nas temperaturas e chuva persistente, principalmente nos estados de Santa Catarina e Paraná, centro-sul de Minas Gerais e de Goiás, Rio de Janeiro, Espírito Santo, São Paulo, Mato Grosso do Sul, oeste e sul de Mato Grosso.


Segundo informações da meteorologista da Climatempo Aline Tochio, como várias dessas localidades já registraram chuva intensa nos últimos dias, não se pode descartar o risco de alguns alagamentos, deslizamentos e até transbordamentos. “Além dos temporais, raios e fortes rajadas de vento também serão observadas”, afirma.

Confira abaixo o mapa de distribuição da chuva no país nos próximos dias.


Até a próxima segunda-feira (18), a instabilidade continuará muito ativa em grande parte do país.

13 visualizações0 comentário