Tchau Verão - Veja como foi a estação em todo o Brasil

O verão 20/21 foi marcado pela presença do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico Equatorial central e temperaturas acima da média no Oceano Atlântico.


Por Somar Meteorologia


Foto: Ethan Robertson on Unsplash


E o verão vai se despedindo e dando lugar a estação das folhas secas. A nova estação começa no próximo dia 20 de março e tem como característica as temperaturas mais amenas e os entardeceres amarelados. Antes de saber como será a nova estação, acompanhe quais foram os principais destaques do verão em todo o país.


VERÃO COM LA NIÑA


O verão 20/21 foi marcado pela presença do fenômeno La Niña no Oceano Pacífico Equatorial central e temperaturas acima da média no Oceano Atlântico.

Além disso, a grande variabilidade nas águas superficiais do Pacífico Equatorial leste favoreceu a formação de bloqueios atmosféricos em alguns momentos ao longo da estação, o que foi responsável pelas chuvas concentradas em determinadas áreas do País.


Chamou a atenção também a formação de algumas Zonas de Convergência do Atlântico Sul ao longo da estação, concentrando o corredor de umidade da Amazônia entre o Sudeste e o Centro-Oeste.


Quem mais se beneficiou com a chuva?


Até 13/03, os locais que mais receberam chuva no Brasil ao longo da estação foram a região centro-norte do Mato Grosso, oeste e centro do Pará, oeste do Acre e oeste e centro do Amazonas, com acumulados que passaram facilmente dos 500 mm acima do normal no verão.


Destaque também para chuvas acima da média, mas com acumulados mais modestos em Santa Catarina, norte e sul do Rio Grande do Sul, oeste e centro do Paraná, sul e leste de Goiás, Distrito Federal e norte do Piauí. Por outro lado, choveu menos do que o normal na estação em grande parte de São Paulo, da Bahia, em Rondônia e Amapá e na faixa oeste de Mato Grosso.


No pantanal de Mato Grosso, e em algumas áreas do sertão nordestino não chegou a chover 50 mm no verão inteiro.


Temperaturas do verão


Com relação às temperaturas, não houve tanto destaque para as mínimas da manhã no país apesar da passagem de algumas ondas de frio na Região Sul, mas as máximas da tarde ficaram acima do normal para a estação numa faixa desde o norte do Paraná até o interior do Rio Grande do Norte.

21 visualizações0 comentário